Nova geração de centros EUROPE DIRECT entra em funcionamento em Portugal
No início deste ano, iniciou funções uma nova geração de centros de informação EUROPE DIRECT, composta por 13 centros em Portugal e integrada numa rede com mais de 400 estruturas em toda a União Europeia, reforçando a proximidade entre a União Europeia e os cidadãos.
Os centros EUROPE DIRECT são pontos de contacto locais que divulgam as políticas e iniciativas da União Europeia, com especial enfoque nas questões de maior relevância para as respetivas regiões. Promovem eventos públicos, prestam esclarecimentos e disponibilizam informação sobre legislação, programas e oportunidades de financiamento. Além disso, recolhem as preocupações e opiniões dos cidadãos, desempenhando um papel de ligação entre as instituições europeias e o território nacional, através de uma comunicação bidirecional.
Esta nova geração de centros estará em funcionamento até 31 de dezembro de 2030. Em Portugal, a rede é composta pelos seguintes centros:
- EUROPE DIRECT Açores, Angra do Heroísmo
- EUROPE DIRECT Algarve, Faro
- EUROPE DIRECT Alto Alentejo e Alentejo Central, Évora
- EUROPE DIRECT Área Metropolitana de Lisboa, Palmela
- EUROPE DIRECT Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, Mértola
- EUROPE DIRECT Beira Interior, Covilhã
- EUROPE DIRECT Aveiro e Viseu Dão Lafões, Aveiro
- EUROPE DIRECT Madeira, Câmara de Lobos
- EUROPE DIRECT Maia, Maia
- EUROPE DIRECT Minho, Barcelos
- EUROPE DIRECT Oeste e Vale do Tejo, Cadaval
- EUROPE DIRECT Região de Coimbra e de Leiria, Coimbra
- EUROPE DIRECT Trás-os-Montes, Bragança
Os contactos dos centros estão disponíveis nesta página.
A seleção dos centros EUROPE DIRECT decorreu no âmbito de um convite à apresentação de propostas lançado em maio de 2025. A subvenção anual máxima atribuída a cada centro selecionado em Portugal é de 40 mil euros.