"Aprender a Contar a Europa": Lusa abre candidaturas

Estão abertas as candidaturas para a 5a edição do Programa de Formação do Parlamento Europeu para Jovens Jornalistas, dirigido a 15 jornalistas em início de carreira.

O programa vai decorrer como habitualmente na sede da Agência Lusa, em Lisboa, nos dias 27, 28 e 29 de outubro, com o mesmo foco: "Aprender a Contar a Europa". 

Alfredo Sousa de Jesus, Chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, disse que "para o Parlamento Europeu continuar a estar próximo dos cidadãos portugueses, é imprescindível termos uma imprensa livre, rigorosa e bem preparada para acompanhar os assuntos europeus. Porque a União Europeia está sempre presente no nosso quotidiano, acreditamos que, ao longo da sua carreira, independentemente dos assuntos que cobrem ou dos media para quem trabalhem, os jornalistas vão inevitavelmente tratar de tópicos europeus. É por isso que esta formação é importante: queremos que os jovens jornalistas e os media onde trabalham estejam capacitados, desde cedo, para cobrir uma realidade que tantas vezes lhes parece distante". Acrescentou: "o Parlamento Europeu quer desempenhar esse papel pedagógico e dispõe de vários instrumentos de capacitação do trabalho dos jornalistas. Este é, seguramente, um dos mais importantes." 

Luísa Meireles, Diretora de Informação da Lusa, que organiza o programa a nível nacional, justifica que, "num ano em que o mundo deu uma volta mais acelerada, com a União Europeia a ser atingida de pleno com as mudanças, não poderia faltar uma sessão desta formação da Lusa/Parlamento Europeu para jovens jornalistas, que ensina a perceber e "a contar a Europa". Os desafios, obstáculos e caminhos que a esperam estão na ordem do dia desta 5" edição."

As candidaturas para esta edição decorrem até 26 de setembro.

As condições e critérios de seleção podem ser consultados aqui.

O programa pode ser consultado aqui.

Contactos: Escola Lusa I www.escolalusa.pt I escolalusa@lusa.pt I +351 217 116 500