Eurodeputados avaliam oferta de habitação e impacto dos incêndios na Madeira

Uma delegação da Comissão das Petições (PETI) do Parlamento Europeu vai avaliar a oferta de habitação a preços acessíveis e a ameaça crescente dos incêndios florestais sazonais na Madeira.

Entre os dias 27 e 29 de outubro, os eurodeputados analisam as condições de acesso à habitação acessível por parte da população da ilha da Madeira. Os membros da delegação, acompanhados do Secretário Regional do Equipamento e Infraestruturas, Pedro Rodrigues, visitam vários projetos habitacionais, concluídos ou em desenvolvimento, financiados através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da União Europeia (UE).

Liderada pelo presidente da Comissão das Petições, Bogdan Rzońca (eurodeputado polaco que integra o Grupo dos Conservadores e Reformistas Europeus), a delegação analisa também o impacto dos recentes incêndios florestais, que têm provocado prejuízos significativos em toda a ilha. Os membros do Parlamento Europeu reúnem-se ainda com representantes da Proteção Civil e de órgãos de poder regional responsáveis pela gestão florestal, para debater medidas de prevenção e de resposta a nível local e europeu. Uma visita ao planalto do Paul da Serra vai permitir uma avaliação direta à dimensão dos danos causados.

Durante a visita, a delegação do Parlamento Europeu reúne-se com o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, bem como com outros membros do Governo Regional, para debater os resultados obtidos e definir possíveis ações futuras. Os eurodeputados também têm encontro marcado com os cidadãos que apresentaram uma petição ao Parlamento Europeu, e cujas preocupações motivaram a organização desta missão.

 

Conferência de imprensa:

O presidente da delegação Bogdan Rzońca participa numa conferência de imprensa no Hotel Vila Gale Santa Cruz (Rua S. Fernando, Ilha da Madeira, 9100-157), quarta-feira, 29 de outubro, às 11h30 (hora local).